Diretora: Aurelice G. Fonceca
Professora: Lazillene Sousa de Deus
Turma: Ensino Médio
INTEGRAÇÃO
Direção, coordenadores, professores, alunos, merendeiras, secretária, membros da comunidade escolar.
JUSTIFICATIVA
Através deste projeto investiremos em aspectos relevantes para ressignificação da vida, possibilitando condições mínimas para qualificação, fundamentada em valores capazes de harmonizar as relações interpessoais num clima de convivência pacífica.
A cidadania, ética, paz, as diversidades religiosas, culturais e sexuais são elementos do nosso cotidiano. Educar para a paz e o cuidado com a vida são tarefas desafiadoras e ao mesmo tempo necessidades vitais. É necessário transformar a realidade através da troca de conhecimentos na busca da superação de situações de violência promovendo o desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores necessários para que os alunos tornem-se agente transformador do seu meio, respeitando seu semelhante.
Este projeto visa resgatar conhecimentos importantes, onde os alunos possam expressar-se através de suas habilidades, descobrindo suas competências e desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático, lingüístico e lúdico-corpóreo.
OBJETIVOS
Conscientizar os educando e comunidade escolar da importância de conservação do Patrimônio Escolar.
Desenvolver o senso de cidadania e responsabilidade social;
Cultivar o exercício de uma moral humanitária;
Exercitar o sentimento de indignação diante das injustiças;
Trabalhar o senso de tolerância e respeito à diversidade;
Priorizar o aspecto humano e espiritual em detrimento do material;
Cultivar a solidariedade e protestar contra a indiferença.
Exercitar a idéia de pluralidade e tolerância;
Valorizar a paz e repudiar qualquer forma de violência;
Sensibilizar-se para atitudes de solidariedade;
Compreender a importância do diálogo entre a família;
Compreender a importância da ética na vida profissional;
Respeitar a diversidade religiosa;
Respeitar as diferenças de gênero e a diversidade sexual;
METODOLOGIA:
As ações e atividades serão desenvolvidas buscando envolver o aluno em atitudes de preservação com responsabilidade e respeito ao Patrimônio Escolar.
Devemos então criar um ambiente que reúna os elementos de motivação para incentivar as atividades diárias: leituras, produções, interpretações, situações matemáticas, músicas, danças, dramatizações e etc.
Iniciaremos expondo para os pais e alunos o projeto. Com os pais será através de uma reunião. Com os alunos será em uma das dependências da escola através de pequenas conversas sobre os temas que envolvem o projeto.
1º Momento: Alunos irão para o laboratório de informática pesquisando sobre os temas sugeridos para realização do projeto. Patrimônio publico, Paz, Ética, Cidadania, Direitos e deveres, Respeito e responsabilidades.
2º Momento: Aulas explicativas sobre o projeto e confecção do material para exposição do mesmo.
3º Momento: Será realizada uma apresentação do projeto para a comunidade escolar , alunos, professore e funcionarios na quadra da Escola Municipal Julio Cesar Lacerda. Com apresentação teatral, palestra informativa sobre ética e paz, com o palestrante o policial Lúcio, apresentação de dança, mensagens feitas pelos alunos e professores.
4º Momento: Será realizada uma exposição do projeto e apresentação de alunos, professores, e pessoas da comunidade ministrando palestras informativas com temas variados no Colégio Estaduais Distrito de Santa Rosa, aberta a comunidade.
5º Momento: Será realizada uma festa de encerramento do projeto com a participação dos alunos, professores, diretora e funcionários do colégio.
Sugestões de atividades em:
Língua Portuguesa:
Textos, leituras interpretações e produções referentes aos temas. Patrimônio publico, Paz, Ética, Cidadania, Direitos e deveres, Respeito e responsabilidades.
Música, frases, poesias...
Caça-palavras, cruzadinhas, produções de palavras e frases com nomes de coisas que pertencem ao Patrimônio Escolar...
Trabalhar a gramática a partir de um texto sobre os temas .
Matemática:
Situações Matemáticas envolvendo o tema como: número de materiais conservados ou danificados, números de pessoas e/ou alunos na escola, valores gastos nas prestações de conta da escola, número de alunos por série, turma ou turno, índice de aprovação ou reprovação no ano anterior ou corrente... Cada situação poderá ser elaborada envolvendo as quatro operações, sistema de numeração decimal, fração, desafios.
Pesquisa de dados na própria escola, leitura e montagem de gráficos e tabelas.
Biologia:
O tema será ponto de partida para trabalhar o Meio Ambiente e preservação, plantas, saúde, tipos de higiene,Recursos Naturais...
História e Geografia:
O tema será ponto de partida para trabalhar o Município e outros Patrimônios Públicos...
Direitos e deveres no Trânsito (quem aprende a cuidar do Patrimônio escolar, não terá dificuldade em respeitar as leis do Trânsito.)
As Regiões do Brasil e os Patrimônios Históricos.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será de forma contínua, através de observação e trabalhos avaliativos. Para tanto é necessário que todo o educador faça uma adequação de suas atividades com o tema do projeto, contextualizando assim com o cotidiano escolar.
O acompanhamento e outros registros que se fizerem necessário, levará em consideração os seguintes questionamentos:
Quais os conhecimentos adquiridos?
As questões levantadas foram esclarecidas?
Que mudanças de atitudes foram observadas?
Que crescimento os alunos tiveram?
A equipe poderá no decorrer do projeto avaliar ações reformulando, acrescentando ou subtraindo ações de acordo com a flexibilidade que todo projeto deve ter em razão de eventuais situações no contexto escolar.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
TV, DVD, aparelho de som, livros, revistas, jornais e internet.
RESULTADOS ESPERADOS
Elevar o desenvolvimento acadêmico dos alunos;
Recuperação da auto-estima dos alunos envolvidos;
Superação das deficiências de leitura, escrita e raciocínio lógico;
Integração entre escola e pais e comunidade escolar;
Fortalecer o acompanhamento dos pais na escola e no acompanhamento escolar dos filhos;
BIBLIOGRAFIA
AGATTI, Antônio Pascoal Rodolfo. Os valores e os fatos: o desafio em ciências humanas. São Paulo: 1977, 178p.
CAMPOS, Maria Tereza de; RIBEIRO, Cláudia. Adolescências e participação social no cotidiano das escolas. A paz também é a gente que faz. Campinas: Mercado das Letras, 2002, 176p.
CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.DELORS,
GRUNSPUN, Haim. Autoridade dos Pais e Educação da Liberdade. 3. ed. São Paulo:
JUNG, Carl Gustav. O Desenvolvimento da Personalidade. São Paulo: Nova Fronteira, 1978.
LUCAS, Miguel. A Arte de Ensinar. Ensine como Santo Agostinho. São Paulo: IBRASA, 1984.
MARTINELLI, Marilu. Aulas de transformação. 7. ed. São Paulo: Peirópolis, 1996, 141p.
MONTESSORI, Maria. Em Família. Rio de Janeiro: Nórdica (s.d).
RIBEIRO, Claudia. Adolescências e participação Social no cotidiano das escolas: “A paz também é a gente que faz”. São Paulo: LTC, 2002.
SÃO PAULO. Parecer CEE Nº 67/98, de 18 de Março de 1998. Normas Regimentais Básicas para as Escolas Estaduais. Secretaria da Educação/Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Diretrizes e bases da educação nacional: legislação e normas básicas para sua implementação. São Paulo: Malheiros, 2001, p.1035-1036.
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